sexta-feira, 20 de maio de 2011

Surge no Brasil rede social pioneira de e-business para interação entre indústrias e prestadores de serviços de todo o mundo


O site Yes, I can do B2B é uma plataforma de negócios para que empresas de todas as atividades econômicas conquistem clientes através da internet, no Brasil e no exterior

Está no ar o site Yes, I can do B2B (“Sim, eu posso realizar ‘Business-to-business’”, ou B2B, expressão que quer dizer “negócios entre duas empresas”), uma plataforma pioneira de e-business que possibilita a interação de empresas, indústrias e prestadores do mundo todo, gerando oportunidades de negócios através de um sistema que cruza as informações fornecidas pelas empresas cadastradas no endereço www.yesicandob2b.com.

O Yes, I can do B2B funciona como uma rede social do mundo dos negócios, onde qualquer empresário, desde o micro até aquele que tem uma empresa de grande porte, pode criar um perfil gratuito para se relacionar com potenciais clientes de todas as atividades econômicas. A partir do momento do cadastro, ao inserir sua área de atuação, o sistema já faz uma busca de possíveis clientes para informar ao usuário sobre quem pode estar interessado em seus produtos ou serviços, e também oferece a ele uma relação de possíveis fornecedores dos segmentos de seu interesse. Para se estabelecer um contato com clientes e fornecedores potenciais, o site dispõe de um sistema de mensagens próprio. Em breve, o site contará ainda com um sistema de chat, a partir do qual negócios poderão ser fechados em tempo real. 

Um destaque do site Yes, I can do B2B é o seu sistema de busca, que conta com o apoio de um acervo de quase meio milhão de designações técnicas e específicas. Todas as atividades, produtos ou serviços que tenham uma norma técnica internacional estão neste glossário. Isso torna possível a realização de pesquisas específicas, onde qualquer termo, por mais técnico que seja, será encontrado neste banco de dados internacional atualizado freqüentemente. Mesmo que a língua universal de termos técnicos dos negócios seja o inglês – que define os termos finais da pesquisa - o conhecimento técnico do idioma é dispensado, uma vez que a navegação dentro do site se dá basicamente por cliques. O método, batizado de Click-to-find, acontece em níveis que ajudam o usuário a afunilar sua pesquisa, passo-a-passo até alcançar seu objetivo, o que dispensa digitação de termos e torna a pesquisa extremamente específica.
Por exemplo, se o usuário quer buscar um parafuso de avião ele vai clicar a seguinte ordem de termos: produtos e serviços > engenharia aeronáutica e espacial > elementos de fixação para construção aeroespacial > agulhas e pregos > e aí se chega ao fim da pesquisa, com todos os 47 resultados: * Aerospace series - Aerospace design standard - Holes for locating pins, * Aerospace series - Dowels, plain, in heat resisting nickel base alloy NI-P100HT (Inconel 718); * Aerospace series - Pins, parallel, in corrosion resisting steel, passivated; * Aerospace series - Pins, shoulder, headless, in heat resisting nickel base alloy NI-P100HT (Inconel 718); * Aerospace series. Split pins in steel EN 2753; * Aerospace; split pins in steel EN 2573; e outras dezenas de termos técnicos.
A pesquisa pode ser ainda mais refinada a partir do momento em que se usa o auxílio dos quatro glossários disponíveis, com os seguintes temas: países, termos técnicos, jurídicos e de comércio exterior. Através destes critérios o usuário poderá detalhar sua busca, por exemplo, buscando parafusos para avião (exemplo acima) no Japão. Dessa forma, o empresário terá em mãos muitas ferramentas reunidas em um só lugar para encontrar o produto, serviço, cliente ou fornecedor específicos que desejar. As pesquisas contam com os sistemas de busca do Google, Yahoo, Bing e usam também uma ferramenta exclusiva de pesquisa dentro do site www.yesicandob2b.com, batizada de matchmaking . No caso dos buscadores já conhecidos, o diferencial está no termo técnico pesquisado, cuja definição a ferramenta auxilia o usuário a encontrar pelo sistema de cliques. Uma vez que o usuário sabe exatamente o termo daquilo que pesquisa, em sua linguagem técnica universal escrita corretamente, o resultado final já se torna mais específico.
Hoje o site se apresenta nas versões inglês e português. Também estão sendo desenvolvidas versões em espanhol, italiano, japonês, chinês tradicional e chinês simplificado, além de um aplicativo para o Ipad.
O sistema Yes, I Cand do B2B está patenteado desde o ano 2006  no United States Patent and Trademark Office (Sob o título: “Automated user-friendly click-and-search system and method for helping business and industries in foreign countries using preferred taxonomies for formulating queries to search on a computer  network and for finding relevant industrial information about products and services in each industrial group, and Point-of-Sale for reaching and influencing global markets”).
Além da criação de um perfil gratuitamente, o usuário também pode fazer a assinatura de outro serviço, o de catálogo, onde tem a possibilidade de inserir todos seus produtos ou serviços, com descrições, detalhamentos e até fotos. Essa assinatura tem o custo anual de 200 dólares e permite que o empresário divulgue de maneira mais efetiva aquilo que comercializa. “Toda empresa tem um orçamento destinado à publicidade. Em certos casos, esse valor chega a atingir bilhões. Com a compra do catálogo, o empresário poderá ofertar seus produtos em 195 países, pagando apenas uma quantia simbólica por isso”, compara Pierre Grossman, idealizador da ferramenta.
“No fim do dia, o que todo empresário quer? Ele quer encontrar novos parceiros, no Brasil ou lá fora, para fechar negócios”, costuma resumir Grossmann. A ideia nasceu da possibilidade de reunir, em um portal, todos os termos técnicos de produtos manufaturados e serviços existentes a partir das normas técnicas que os definem internacionalmente. “Depois percebi que o processo se completaria se eu fizesse com que o fabricante destes produtos se encontrasse virtualmente com seu potencial cliente. É aí que se fecha o ciclo”, conclui Grossmann, ressaltando que as possibilidades desta ferramenta de e-business vão muito além dos buscadores da internet, que não refinam as pesquisas e são generalizados. “Aqui qualquer empresa está em uma vitrine mundial onde a interação visa exclusivamente o fechamento de negócios.”
Com o objetivo de dinamizar a ferramenta neste primeiro momento, as primeiras mil empresas e empreendedores que se registrarem no site terão também a possibilidade de inserir seu catálogo completo sem arcar com o custo anual de 200 dólares. Grossmann aposta ainda na concessão dos direitos de uso da ferramenta a grandes empresas possivelmente interessadas em dispor do serviço a seus clientes: bancos, agências de exportação, órgãos governamentais ou convênios com associações, entre outros.
Sobre Pierre Grossmann:
o empresário tem 40 anos de experiência no mercado técnico informativo. Em 1971, fundou a PTI (Publicação Técnica Internacional), empresa especializada no fornecimento de publicações técnicas, responsável, em 1990, pelo primeiro banco de dados computadorizado do Brasil, com informações técnicas, científicas e atualidades em geral. O sistema então utilizado, Easynet, permitia que pesquisadores e empresários tivessem acesso quase que instantâneo às descobertas mundiais.
Serviço Site Yes, I can do B2B -  
http://www.yesicandob2b.com/

Tutorial resumindo os serviços do site
 http://www.yesicandob2b.com/about/
Mais informaçõesAssessoria de imprensa Yes, I Can do B2B
Bia Murano Comunicação

imprensa@biamurano.com.br
(11) 3097-9694
maio/2011


Pierre Grossmann(CSO)
Skype:PierreGro

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